sábado, 28 de março de 2009







O PTS, Partido da Transformação Social, reuniu-se em um Encontro Estadual, onde pode concluir significativas resoluções que possibilitem impulsionar as coletas de assinaturas em todo o País para legalização do partido.

Os Srs. Eloísio Godinho e Fabian Schettini secretariaram a plenária com o pronunciamento de Ronaldo Gualberto, presidente nacional do PTS, que frisou as dificuldades de implantação de um novo partido e a determinação em organizá-lo.
O evento contou com a participação de importantes representantes de Minas Gerais e de outros estados, como Arnaldo José Cândido, do Espírito Santo, que em seu discurso falou sobre a importância do “Movimento Negro” em seu estado e solicitou um prazo determinado para o fechamento de coleta de assinaturas.
De São Paulo, o Companheiro Neildo Francisco de Assis, juntamente com Erasmo Jacinto da Silva, relatou o processo de coleta naquele estado, onde se viram percorrendo centenas de quilômetros na tarefa de contabilizar adesões para o PTS e finalizando com uma comparação entre o processo de estágio e primeiro emprego, o que segundo ele, é uma distorção a ser corrigida, a intenção de formar equipes de trabalho para coleta de assinaturas e seu parecer sobre ser contra o “bipartidarismo”.
Da Bahia, o Sr. Emanoel, representante ardoroso dos interesses dos segurados, demonstrou como está organizado o PTS em seu Estado.
O Distrito Federal foi representado por Silvana do Amaral, que juntamente com seus correligionários e suas mais de 30.000 assinaturas coletadas, é uma incansável batalhadora e certamente um exemplo a ser seguido por todos os companheiros do Partido. Na oportunidade, Silvana acrescentou o desenvolvimento do nosso companheiro de Minas Gerais, Itamar Jesus, que no “Fórum Social Mundial” realizado no estado do Pará, surpreendeu com um número relevante de adesões.
Destacaram-se também o casal Edmilson e Edjane Marçal, de Goiás, além de Nilo Furtado, presidente do Conselho Estadual da Juventude, Maria do Carmo presidente da Associação de Moradores da Vila Corumbiara, José Geraldo, presidente da Asspromorar e Julio Cesar, de Minas gerais, representante da “Juventude do PTS”.

Na sequência, Fabian Schettini apresentou Luis Rosa Jr., vereador pelo município de Confins e representante do Deputado Federal Pastor Carlos William, reconhecidos como, futuramente, possíveis aliados do Partido.
Eloisio Godinho demonstrou como o PTS se encontra em fase de crescimento recorde, atuando em 18 estados, recentemente com as adesões do Maranhão, através do companheiro Francisco e Rio Grande do Sul, organizado pelo Pastor Vanderlei.
Abelar Quintiliano defendeu a qualidade de ensino para todas as classes sociais, sem distinção. Pede justiça, fraternidade e exige a imediata baixa da taxa de juros, solicitando ainda condições reais para que as plenárias sejam realizadas em todos os estados até o mês de agosto, possibilitando ao PTS ter candidato próprio no próximo pleito eleitoral.
Tendo as comissões permanentes designadas apresentados pareceres orais favoráveis as propostas, o mesmo foi colocado em única discussão e votação sendo aprovado pelo público presente com unanimidade de votos.

Ao encerrar a assembléia, Ronaldo Gualberto em suas considerações finais, reiterou o orgulho, com seu próprio exemplo de uma infância difícil, onde órfão teve que lutar até por sua sobrevivência, ver o PTS nascer como uma sigla forte e a melhor opção para quem deseja uma real transformação social.

Veja mais fotos do evento

Um comentário:

  1. Ficou claro na fala do presidente Lula que a prática da metodologia de políticas PRIMÁRIAS não se coagula no seu governo, mas concepções transferida para o papel, analisado por uma equipe técnica e posteriormente executado dentro da Lei.

    Durante a coletiva aproveitou para dar um verdadeiro "pito" nos gestores públicos municipais. Estes achando que bastava decretar estado de emergência para meterem a mão no dinheiro público, como ocorria em anos anteriores.

    Lula foi claro e objetivo quando na sua fala diz que o "dinheiro para sair e mais rápido", aí é que ta uma das diferenças entre o Estado Santa Catarina e Maranhão tem que cumprir alguns protocolos e exigência de Leis que competem exclusivamente aos prefeitos. Elaborarem projetos consistentes para evitar que os Tribunais e Ministério Público não acatem.

    Sempre bato nesta tecla que é a implantação do Plano Diretor, particularmente, nestes município ribeirinhos, atingidos pelos tentáculos do rio Mearim e que decretaram Estado de Emergência, agora se faz mas do obrigatório. Ressalto que a implantação é obrigatória nos municípios com população a partir de 20.000 habitantes. Muito embora nada impeçam municípios com menos de 20 mil não implante. Não atendendo esta obrigatoriedade (Estatuto da Cidade) o gestor responderá por Ato de Improbidade Administrativa e estará sujeito a não executar obras conjunturais e muito menos receber verbas federais e estaduais. Ou seja, o jeitinho brasileiro não pode!

    Por oportuno, lembro-lhe que a Lei Federal nº 9452/97 que determina as Câmaras Municipais destes municípios sejam obrigatoriamente notificadas das liberações de recursos federais em (02) dois dias úteis.

    Dentre estes municípios que decretaram estado de emergência cito o município de São Luís Gonzaga já estava no estado de UTI ha muito tempo, não por conta das enchentes mas por falta de iniciativa pública e ações administrativas do prefeito, pois a cidade estava e estar cheia de buracos, verdadeiras valas e nas ruas, matadouro desativado, mercado público em péssimas condições, ocupações desordenadas por feirantes e ambulantes, e, também, nas áreas ribeirinhas do rio Mearim, iluminação de ruas precária, etc...


    Mas o que me impressiona é o fato de recente a Assembléia Legislativa do Maranhão ter discutido o orçamento, durante o governo anterior, e, nenhum deputado teve a preocupação de orça verbas para tal finalidade ou emendas. Vamos espera que os suplentes no ano que vem tenham esta preocupação, de modo que os que estão assumindo as pastas nas secretarias estratégicas do governo (infra-estrutura, saúde "CAEMA', esporte e lazer, cidades, educação, ciências e tecnologias etc ...) já foram titulares. Muito embora todos estão chocados com as condições dos desabrigados e tem como soluções: Decretos e medidas Assistencialistas.


    Uma derradeira é a questão participação da população, a que sofre com as conseqüências de uma péssima gestão pública, no momento da discussão da distribuição e execução orçamentária nas Câmara Municipais. Estou me referindo aos Instrumentos Orçamentários (PPA, LDO e LOA). São estas peças que irá prever o que vai ser feito e deixar de ser feito na minha, na tua e na nossa cidade, conforme orçamento público arrecadado.

    E por último é questão das audiências públicas previstas na LRF e que tem prazo a serem cumpridos, onde o TCE/MA elaborou um cartilha informando a todos no site a data de realização das Audiências que são: MÊS DE MARÇO - PRAZO ATÉ O DIA 30; MÊS DE JUNHO PRAZO ATÉ O DIA 15 e MÊS DE OUTUBRO - PRAZO ATÉ O DIA 30, ambos os prazos tem como base BASE LEGAL Art. 9º, §4º da LRF. A OBRIGAÇÃO é para todos os Municípios.


    Portanto, è o momento de somar força e esquecer paixões partidárias. Contudo o que se observa durante estes anos é que mesmo estes fenômenos ocorrendo todos os anos os Gestores Municipais destas cidades atingidas pelas cheias do rio Mearim e outros rios, um único programa para dirimir/amenizar tais calamidades povo, ou seja, não tem a preocupação de orçarem nos seus Planos Plurianuais que conforme nossa Constituição Federal é o principal instrumento de médio prazo que estabelece, programas (diretrizes), ações, objetivos e metas da administração pública municipal, para um período de 04 (quatro) ano.

    EITA TRAGÉDIA ANUNCIADA (EUA E SC)

    Evandro Araújo - natural de São Luís Gonzaga do Maranhão com famílais atingidos pelas cheias do rio Mearim (98)81740746

    ResponderExcluir